Publicações

Formas próprias no imaginário da cibercultura, memória e vaporwave, artigo apresentado no Intercom Sul em Junho de 2017. Analisamos algumas peças de arte visual vaporwave a partir de perspectivas do imaginário simbólico e relacionamos com questões de memória geracional e de cibercultura. Comentei sobre esse trabalho no episódio n. 4 de Precipitações Insolúveis.

FANFA, M. S.; VARGAS, E. M. Formas próprias no imaginário da cibercultura, memória e vaporwave. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 18., 2017, Caxias do Sul, 2017. Disponível em <http://portalintercom.org.br/anais/sul2017/resumos/R55-1525-1.pdf>.


Apontamentos Sobre a Internet e a Diversidade de Opiniões, artigo publicado na Revista O QI, n. 5. Comento sobre a possibilidade da internet, enquanto mídia, configurar-se como um aparelho ideológico e diminuir a qualidade da diversidade de opinião e do debate democrático. Além disso, também comento sobre a espiral do silêncio e o efeito da bolha de filtros. Palavras-chave: internet; diversidade de opiniões; espiral do silêncio.

FANFA, M. S. Apontamentos Sobre a Internet e a Diversidade de Opiniões. Revista O QI, Santa Maria, v. 5, p. 67-73, 2016. Disponível em <https://souzafanfa.com.br/wp-content/uploads/2017/05/fanfa-internet-diversidade.pdf>


Colaboração, cultura livre e educação aberta na produção de vídeo e cinema, relatório de projeto experimental, meu trabalho de conclusão de curso. Trata da criação e coordenação de um grupo que funcione como um laboratório colaborativo de audiovisual e espaço de educação aberta, e da produção experimental de um documentário disponível como cultura livre, inspirado nos modelos do software livre. Palavras-chave: colaboração; cultura livre; educação aberta; produção audiovisual; documentário.

FANFA, M. S. Colaboração, cultura livre e educação aberta na produção de vídeo e cinema. 2014. 49 f. Relatório de Projeto Experimental (graduação em Comunicação Social – hab. Produção Editorial) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2014. Disponível em <http://repositorio.ufsm.br:8080/xmlui/handle/1/921>.


A Possibilidade do Vídeo Livre e de Conteúdo Aberto, artigo apresentado no Intercom nacional em Setembro de 2016. Derivado do meu TCC, uma revisão teórica sobre conteúdo aberto aplicado a audiovisual e apontamentos para projetos que busquem trabalhar com vídeo, software livre e conteúdo aberto. Palavras-chave: audiovisual; vídeo; multimídia; conteúdo aberto; cultura livre.

FANFA, M. S.; BARBOSA, F. S. A Possibilidade do Vídeo Livre e de Conteúdo Aberto. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 39., 2016, São Paulo, 2016. Disponível em <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-3017-1.pdf>.